alimentação

Como a alimentação afeta a saúde do coração

A comida é o combustível necessário para o bom funcionamento de todos os sistemas do organismo. Isso é refletido em cada órgão, como o coração, que é de extrema relevância para que tudo esteja bem no corpo.

A alimentação afeta a saúde do coração. Enquanto o consumo de alguns alimentos é extremamente benéfico, outros podem trazer inúmeros problemas e contribuir para o surgimento de doenças cardíacas.

A dúvida, então, gira em torno da distinção desses alimentos. Por isso, selecionamos as informações mais relevantes para que esse conhecimento chegue até você e para que possa cuidar ainda melhor da sua saúde.

Alimentos que contribuem para saúde do coração

É preciso consumir itens que contenham HDL, o conhecido colesterol bom, pois ele ajuda a manter o equilíbrio do coração. O azeite é um ótimo exemplo, gordura que faz bem à saúde. A dieta equilibrada é necessária e significa também grande consumo de frutas e verduras.

Prezar sempre pelo consumo de comidas naturais colabora para manter bons níveis, principalmente, de colesterol. Também são importantes os alimentos ricos em antioxidantes, como as frutas cítricas, fonte de vitamina C.

Não há segredos para viver bem, basta manter o bom senso e o equilíbrio. Opte por uma dieta rica em fibras, boas gorduras e poucos carboidratos. Restrições extremas podem não ser o melhor caminho, afinal, o organismo precisa de nutrientes nas devidas proporções para estar bem.

Alimentos que devem ser evitados

Os alimentos ricos em gordura saturada, como a carne de porco, se consumidos em excesso, podem causar aumento de colesterol ruim. Por consequência, podem acarretar obstrução das veias e desencadear graves doenças cardíacas.

Uma combinação inadequada é a de energético com bebidas alcoólicas. Está cada vez mais presente em baladas, mas o resultado é um grande número de jovens sendo internados por complicações depois de festas e reuniões.

Os energéticos contêm substâncias como a taurina e a cafeína, que, se ingeridas em grande quantidade ou associadas ao álcool, podem gerar uma confusão no cérebro e fazer o coração perder o ritmo. Essa intoxicação prejudica em muito o organismo e causa, inclusive, risco de morte.

Esteja atento ao que acontece em seu corpo, mantenha hábitos saudáveis e tenha uma alimentação que vise à saúde do coração e do organismo com um todo. Ao sinal de suspeitas, não hesite em procurar um especialista para verificar o que está acontecendo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista esportivo em São Paulo.

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.